O Prefeito de Marília, Daniel Alonso, foi reeleito por unanimidade para o biênio 2019/2020 presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP). O evento, que reuniu dezenas de prefeitos da região, aconteceu na manhã e parte da tarde desta quarta-feira, dia 27, no Alves Hotel.
Pela manhã houve a reunião preparatória dos prefeitos e dos representantes do Estado que indicaram os seus 14 membros titulares e suplentes.
Logo em seguida, em votação aberta e unânime, o prefeito Daniel Alonso foi reeleito para os próximos dois anos à frente do comitê. Após o almoço, houve uma reunião plenária dando posse à nova diretoria, representantes da sociedade civil e do Estado e outras deliberações.
“Estou muito feliz com essa aposta dos nossos amigos prefeitos. Fizemos um trabalho exemplar nesses dois anos e vamos continuar seguindo firme nos propósitos do comitê. Em Marília estamos realizando a obra que vai mudar a cidade. Até o final do ano vamos entregar duas estações do afastamento e tratamento do esgoto, que correspondem a quase 70% do esgoto tratado”, disse Daniel Alonso em seu discurso.
O COMITÊ E SEUS OBJETIVOS
O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe é composto por cerca de 90 municípios, sendo que 35 estão localizados na região da Alta Paulista. No Estado, os comitês somam 21 grupos.
O Comitê foi criado em 1995 com a competência estabelecida em seu Estatuto de gerenciar os recursos hídricos, visando à sua recuperação, preservação e conservação.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas fazem parte do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH).
São órgãos colegiados, consultivos e deliberativos, de nível estratégico, com atuação descentralizada nas unidades hidrográficas estabelecidas pelo Plano Estadual de Recursos Hídricos, sendo que o CBH-AP tem como área de atuação as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio Aguapeí (UGRHI-20) e do Rio do Peixe (UGRHI-21).
REPRESENTANDO O ESTADO
Além de Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe o chefe do executivo mariliense é o coordenador geral do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. Daniel Alonso representa os 21 comitês existentes no Estado de São Paulo.