A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Saúde por meio do Departamento de Controle de Endemias orienta os moradores assisenses quanto à importância de se manter quintais limpos para o combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade.
De acordo com o coordenador do Departamento de Endemias, Cícero Motta, no ano de 2018 houve 150 pessoas suspeitas da doença, das quais apenas 9 casos positivos autóctones e 3 importados.
Nesta primeira quinzena de janeiro de 2019, o Município registrou 6 notificações, sendo apenas 1 caso confirmado importado, ou seja, contraída em região do litoral.
Segundo ele, a análise feita do ano passado comparada com os últimos anos foi considerada positiva, pois através de todo trabalho realizado pela Prefeitura, inclusive com o Programa Assis + Limpa e a Gincana contra o Aedes houve a retirada de toneladas de materiais inservíveis dos quintais de centenas de moradores de toda a cidade.
“É importante que os moradores se conscientizem em manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas ”, orientou Cícero.
Para evitar a proliferação do mosquito, o coordenador ressalta ainda o trabalho ininterrupto dos agentes de Endemias, com a vistoria nas residências e a nebulização principalmente nos pontos considerados com foco do mosquito.
O coordenador explica ainda sobre a importância dos moradores utilizarem repelentes, principalmente quando viajarem para outras cidades.
“Alertamos ainda que mesmo aquelas pessoas que já contraíram a doença em outro momento, podem se contaminarem novamente com a Dengue tipo 2, já identificada em outras cidades do interior de São Paulo”, lembrou Cícero.
Segundo a Lei Federal 8080/90 que institui o Sistema Único de Saúde – SUS, a responsabilidade com a saúde é um dever do estado e também do cidadão.