A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, vem dando todo respaldo à Reciclart, empresa criada há três meses com o objetivo de realizar coleta seletiva em alguns bairros da cidade.
A Reciclart foi uma iniciativa do coletor de lixo Ângelo Eubinezer Moreira, de 32 anos, que há 13 trabalha nesta função. Ele conta com o apoio do pai Valdeir Aparecida Moreira, 58, que durante 38 anos foi motorista da Prefeitura; e do sogro José Carlos Pereira da Silva, 72, que trabalhou 35 anos como operador cinematográfico no antigo Cine Peduti.
A empresa atende três regiões de Marília: às segundas-feiras, das 7h às 10h30 e das 16h às 18h30, na rua Aurora Ramos Matos, ao lado do Colégio Água Viva, no Jardim Guarujá (zona sul); às quartas-feiras, das 7h às 10h30, na avenida Alcides Lajes Magalhães, esquina com a José Joaquim de Oliveira, no Jardim Acapulco (zona oeste); e às sextas-feiras, das 7h às 10h30, na rua Pixinguinha, ao lado da Academia ao Ar Livre, no bairro Novo Horizonte (zona leste).
A Reciclart realiza um trabalho de coleta seletiva em pontos móveis. “A empresa tem apenas uma Kombi e uma Parati para trabalhar, mas a gente compensa com muito empenho e dedicação. Temos o apoio da Prefeitura, através do secretário Ricardo Mustafá, e da população, que são os nossos parceiros”.
Segundo ele, a população pode levar papelão, garrafa pet, vidro de óleo e de perfume, caixa de leite, ou seja, tudo que for reciclável. A empresa só não pega lixo orgânico.
“Temos sentido uma retaguarda enorme dos moradores, que trazem o material até o local. A gente vai comercializar esse material e depois repassamos uma porcentagem a entidades parceiras, como a Apae, por exemplo, com quem fizemos parceria recentemente. Além disso, o morador traz o material e recebe um cupom para participar do sorteio de prêmios”, disse Valdeir.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Ricardo Sevilha Mustafá, confirma que a Prefeitura apoia a Reciclart. “Fomos procurados pelo Ângelo, que é servidor público e trabalha na coleta. Achamos muito interessante a ideia de realizar a coleta seletiva e apoiamos 100% o trabalho realizado por eles. Só temos que agradecer pela iniciativa, pois a coleta seletiva é de fundamental importância, pois muito material que é descartado pode ser reaproveitado”.
José Carlos destacou que o trabalho é feito em colaboração com os moradores. “Nós pedimos e os moradores trazem, pois temos um local apropriado para levar o material. Com isso, vamos deixando o bairro limpo”.
Foto: Assessoria PMM/Mauro Abreu