Cidade, Marília, Regional

Prefeitura dá início às visitações à obra de tratamento de esgoto com professores da rede

A prefeitura de Marília deu início na manhã desta terça-feira, dia 24, às visitações à obra de tratamento de esgoto. A primeira visita aconteceu na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na bacia do Pombo e contou com 35 pessoas entre professores de Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e coordenadores.
A visita foi acompanhada pelos secretários municipais Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social) e Prof. Helter Bochi (Educação); pela responsável técnica do Projeto Social da ETE, Mônica de Vasconcelos; pelo engenheiro da Replan, Adalberto Valente; e pela equipe do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), formada pela coordenadora do projeto, Cássia Monteiro; pelo docente João Francisco Bertolotti; e Andreza Cornélio de Rossi, do apoio técnico de coordenação.
No total serão 90 professores que estarão participando da visitação, sendo que todos fizeram o curso de capacitação Educação Socioambiental – benefícios do tratamento do esgoto para a saúde e qualidade de vida da população – no Senac, recebendo inclusive o certificado durante a visita.

Nesta quarta-feira, dia 25, mais duas turmas de professores estarão visitando a ETE do Pombo, sendo uma turma pela manhã (às 9h) e outra à tarde (às 14h).

O objetivo da visita é apresentar aos professores e coordenadores a obra do esgoto, que se tornou realidade em Marília na gestão do prefeito Daniel Alonso – as bacias do Pombo e do Barbosa já estão concluídas, representando 70% do esgoto do município -; enquanto a bacia do Palmital terá a ordem de serviço dada em breve pelo prefeito Daniel Alonso. A previsão é que até o final de 2020 Marília tenha 100% do seu esgoto tratado.

José Carlos da Silva, professor da Emef Paulo Freire, destacou a importância da obra. “Era uma obra extremamente necessária. Tenho ciência o quanto a natureza sofre com o esgoto de Marília. Espero que a obra atenda toda a demanda da cidade. A obra está bem apresentável e acredito que em breve estará funcionando a todo vapor. Já venho trabalhando a importância dessa obra com os alunos em sala de aula e espero em breve poder trazê-los aqui para que conheçam o funcionamento.”

Já a professora Elaine Siqueira de Castro Scombatti, da Emef Edméa Sola, disse que a visita à ETE da bacia do Pombo foi importante. “Ainda não conhecia a obra e nem imaginava como é o funcionamento. Aqui a percepção que a gente tem é outra, completamente diferente. Para nós foi muito importante conhecer para podermos repassar aos alunos, pois vivenciamos todas as etapas de funcionamento da estação de tratamento.

AS BACIAS

A bacia do Pombo vai receber 209 litros por segundo e atenderá uma população de 47 mil pessoas das zonas Oeste e Norte. Já a Bacia do Barbosa atenderá 85 mil pessoas do Centro e Zona Sul com 231 litros por segundo de esgoto.

Já a bacia do Palmital, que será construída nas proximidades do distrito de Dirceu, vai atender uma população de 109 mil pessoas das zonas Leste e Norte. A nova bacia vai receber por segundo cerca de 270 litros de esgoto e será responsável por tratar os outros 30% do esgoto da cidade.

 

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend