A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública, está analisando a revitalização do Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”, localizado à avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.001.
A informação é do Assessor Técnico Especial do Meio Ambiente, Sandro Espadoto. “O secretário Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública) está fazendo os levantamentos para que o bosque seja revitalizado no próximo ano, deixando-o ainda mais atrativo à população. O objetivo também para 2018 é a volta do projeto Domingo no Bosque, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, além de parcerias com as secretarias de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, buscando uma melhor qualidade de vida aos marilienses”.
O Bosque Municipal funciona diariamente das 6h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, sendo que durante a semana atende também agendamentos de escolas municipais e estaduais de Marília e região.
Patrimônio Histórico
Adquirido pela Prefeitura em 1.942, o bosque é o único local de Mata Atlântica protegida na área urbana do município, ocupando uma área de 173.600 metros quadrados, aproximadamente sete alqueires.
A Lei Municipal 7.001, de 27 de outubro de 2009, consolidou o bosque como Unidade de Conservação, garantindo definitivamente a integridade da área.
Além dos animais – avestruz, pavão, sagui, jabuti e lagarto teiú, entre outros – e o lago artificial, destaca-se no local o Centro de Educação Ambiental e o Bosque dos Ipês, que conta atualmente com 700 mudas de Ipês brancos e rosas.
Serviços
A Divisão de Meio Ambiente é responsável pelo plantio e poda de árvores, como explica Sandro Espadoto.
“O plantio é feito em espaços públicos em que há necessidade de árvores e, sobre a arborização urbana, são fornecidas as mudas para o plantio em frente às casas. Com relação à poda, o munícipe entra em contato com a secretaria pelo telefone 3401-2000, deixa o endereço e colocamos no nosso cronograma de trabalho”, explicou o a assessor técnico.