A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nova Marília, realizou nesta quarta-feira (8) pela manhã uma avaliação de Saúde Bucal nos idosos do Centro Dia Irmã Dilma, localizado na zona sul da cidade.
O câncer bucal tem tido um aumento significativo nos últimos anos em todo mundo e, principalmente no Brasil, vem sendo responsável por 13% de todos os óbitos no mundo, principalmente na população idosa, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A doença engloba lábios, o interior da cavidade oral como a gengiva, a língua, entre outros. Um dos principais motivos está no consumo excessivo de diversas formas de tabaco, especialmente quando associadas ao uso de álcool, além de radiação, alimentação carente de vitaminas e infecções por cândida e vírus como o HPV.
O cirurgião dentista Gabor Imre Nagy, da UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, diz que “o exame de prevenção é essencial para detectar possíveis lesões no início e encaminhar para tratamento adequado quando necessário”.
A coordenadora do Centro Dia Irmã Dilma, Isabela Gomes, destaca a importância desta parceria, uma vez que os idosos quase sempre são negligenciados pela família quando se trata de prevenção bucal. “Muitos idosos relatam para nós que a família não tem tempo de estarem levando-os até as Unidades de Saúde para possível prevenção”.
Segundo a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, “é de extrema importância essa parceria da UBS com a Sads e agradeço ao Dr. Gabor e sua equipe por proporcionar essa prevenção aos nossos idosos”.