A Prefeitura de Assis comprou durante o ano de 2019 exatamente R$ 4.819.725,46 de 16.189.291 unidades de medicamentos consolidados em Assistência Farmacêutica, que conta com 273 itens padronizados pelo Município, e DIMESP, que somaram 170.658 atendimentos a usuários que retiraram seus medicamentos.
A Assistência Farmacêutica, composta pelas unidades dispensadoras de medicamentos Central, Sudoeste e Noroeste, e a DIMESP, que faz o atendimento dos medicamentos judicializados. Dos atendimentos feitos, 162.071 foram entregues pelas dispensadoras e 8.587 pela DIMESP, “lembrando que em cada atendimento um usuário pode retirar mais de um medicamento, conforme prescrição médica”, informa a farmacêutica Carolina Rodrigues Alves de Souza, coordenadora da Assistência Farmacêutica”.
Segundo o secretário Municipal da Saúde, Adriano Romagnoli, a demanda do Município é bastante grande, considerando o número de habitantes, mas garante que todos os itens foram comprados e dispensados, sendo que em algum momento pode ter faltado um ou outro item por demora de entrega por parte do fornecedor.
“Nossa demanda é muito grande, mas não tivemos falta de medicamento por não termos comprado, mas sim algumas vezes porque o fornecedor demorou a entregar, tanto é que fechamos o ano de 2019 com estoque suficiente para atendermos agora no início do ano”, diz o secretário.