A Prefeitura de Assis, através da Secretaria do Meio Ambiente, intensifica nesse início de ano a fiscalização quanto ao descarte de lixos hospitalares de clínicas particulares no Município.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fábio Nossack, os coletores da cidade têm constatado com frequência a presença de materiais hospitalares junto com lixo doméstico e reciclável, o que é considerado prática ilegal ao meio ambiente.
“Infelizmente muitas clínicas particulares ainda não se conscientizaram da importância da separação e destino correto do lixo hospitalar, e nós como órgão fiscalizador vamos acompanhar assiduamente o descarte desses produtos em toda a cidade”, informa Fábio.
A prática do descarte irregular pode também prejudicar a saúde pública, colocando em risco todos os coletores que têm contato direto durante o manuseio do lixo doméstico e reciclável.
Segundo o secretário, para os casos de descartes irregulares, o responsável pelo lixo hospitalar pode ser notificado e autuado, conforme legislação municipal e estadual, além de resoluções da ANVISA.