Por conta do alto volume de chuva nos últimos dias, a Prefeitura de Marília vai iniciar na próxima semana, de 25 de fevereiro a 1º de março, a partir das 9h, a primeira semana de visitação e apresentação da obra de tratamento do esgoto. Nesse primeiro momento estão sendo executadas as bacias do Pombo e do Barbosa pela empresa mariliense Replan Saneamento e Obras, vencedora do processo licitatório.
Estarão participando das visitações o prefeito Daniel Alonso, secretários municipais, vereadores, presidentes de autarquias, subprefeitos, servidores públicos, juízes, promotores, advogados, pró-reitores, educadores, engenheiros, arquitetos, industriais, empresários, comerciantes, conselheiros, organizações do 3º setor, comandantes de policiamento, delegados civis, tributaristas, ambientalistas, instrutores do Tiro de Guerra, presidentes de Entidades de Classe, cooperativas, associações, instituições filantrópicas e clubes de serviço, sindicalistas, lideranças eclesiásticas e religiosas, e imprensa, além de membros da Comissão dos Registros Históricos.
A saída será em frente à Prefeitura que ofertará também o traslado, visita monitorada e apresentação das instalações da bacia de tratamento do Pombo, como as lagoas de purificação, maquinário para areação e instalações que serão base para laboratórios de testes de qualidade e padronização, já que a operação do complexo ocorrerá 24 horas por dia. São parceiros da iniciativa a Construtora Replan, FEMSA-Coca Cola e Marilan.
Em uma segunda etapa, a estação também será apresentada para os alunos da Rede Municipal e Privada de Ensino, participantes de projetos assistenciais e entidades que demonstrem interesse em conhecer o local.
Durante o trajeto será apresentado como funciona a rede de emissários, com o deslocamento dos efluentes, chegada e tratamento, separação de materiais sólidos e filtragem, antes do encaminhamento dos rejeitos líquidos para as bacias de tratamento por ar difuso e decantação, resultando na descontaminação de mais de 200 milhões de litros por hora e resultado final de descontaminação e pureza acima de 95%, sendo devolvido à natureza ou uso para atividades de limpeza e reuso.
“Estaremos apresentando a chamada obra do século que havia sido abandonada nas gestões passadas. A nossa administração, porém, teve a coragem de retomar as obras e por um custo bem menor do que estava previsto no passado. Isto é responsabilidade com o dinheiro público e com a cidade que até então não tinha um litro de esgoto tratado. Vamos entregar agora em 2019 as bacias do Pombo e do Barbosa, que correspondem a 67% do esgoto do município e em 2020 iremos fazer a bacia do Palmital, fazendo com que Marília tenha 100% do seu esgoto tratado, o que representa um avanço na qualidade de vida da população e no próprio desenvolvimento da cidade, proporcionando a vinda de mais empresas para a cidade”, disse o chefe do Poder Executivo.
Daniel Alonso parabenizou a empresa por estar com o cronograma rigorosamente em dia. “Quero parabenizar toda a diretoria e funcionários da Replan, que não estão medindo esforços, junto com a Prefeitura, para entregar esta importantíssima obra para a nossa população. Temos certeza que Marília dará um grande salto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com a conclusão da obra do esgoto.”
Obra
A Bacia do Pombo atravessa toda a zona oeste da cidade, enquanto a do Barbosa corta a cidade entre as zonas sul e oeste. A obra foi retomada em setembro de 2018 e, apesar do prazo de conclusão das duas bacias ser de 18 meses, a Replan já antecipou que entregará a obra ainda este ano. Sob o comando do engenheiro Reinaldo Pavarini, diretor da Replan, a empresa trabalha na obra com total de 50 pessoas, divididas em duas equipes de 25, que são coordenadas pelos engenheiros Adalberto Valente (Pombo) e Rodrigo Ercílio Coneglian (Barbosa), tendo o engenheiro José Camilo Mugnai Vieira como coordenador geral.