Foi realizada na noite de sábado, 29 de setembro, a emocionante solenidade de formatura do primeiro grupo do curso “Italiano como Língua de Herança”, projeto idealizado pela professora Rosângela Maria Laurindo Fornasier. Com o apoio didático da USP, o curso tem como objetivo resgatar as tradições, culturas e costumes do idioma em Pedrinhas Paulista, seguindo o trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal na música, dança e ensino da Língua Italiana na Rede Municipal de Ensino.
A formatura ocorreu no Centro Cultural e contou com as presenças do diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Augusto Bellon e da professora doutora Fernanda Landucci Ortale, da USP (coordenadora do curso). Também marcaram presença o prefeito Sergio Fornasier, a secretária de Educação e Cultura, Maria Tuccilli, e familiares dos formandos.
O “Italiano como Língua de herança” foi reconhecido como o primeiro desta natureza em todo o território nacional e recentemente o material didático (elaborado pela professora Rosângela com a colaboração de Fernanda Ortale, Vinicio Corrias, Tatiana Legoroff, Valeria Parisotto e Marina Romano) obteve registro na Biblioteca Nacional, garantindo, assim, o seu direito autoral.
O cerimonial, todo falado em italiano, teve a palavra das autoridades, apresentação de músicas cantadas pelos alunos e apresentação de Tarantella com o Grupo Figili d’Italia. Ao final, logo após a entrega dos diplomas dos alunos, foi servido um delicioso coquetel.