Começou a funcionar, inicialmente em fase experimental, o atendimento do Procon Marília por meio de aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp). A proposta é colher parte das demandas atualmente atendidas de forma presencial. Pelo menos as dúvidas mais simples e a preparação para formalização de reclamação, já podem ser atendidas pelo celular. O número é (14) 99891-2331 e funciona em horário comercial.
Guilherme Moraes, diretor do Procon Marília, relata que o canal começou a funcionar há menos de uma semana, com média de 25 diálogos por dia. A expectativa é que esse número aumente, já que o smartphone é uma ferramenta de fácil acesso à população.
“Não temos, evidentemente, como formalizar uma reclamação por desse canal, porque são necessários documentos e várias informações do consumidor. Mas denúncias em geral, esclarecimentos rápidos sobre direitos e pedidos de informação sobre documentos necessários para formalizar reclamação, isso podemos fazer à distância”, disse.
A expectativa, conforme acredita Moraes, é que o novo canal poderá evitar “idas frequentes” ao Procon, antes de, efetivamente, registrar uma reclamação sobre produto ou serviço insatisfatório. “É um tempo que o consumidor perdia, até ter tudo em mãos”, disse.
Inicialmente, o Procon não necessita de um servidor específico para o canal digital. O atendimento é feito de forma concomitante com os demais serviços (balcão, telefone e outros). Porém, com o aumento da demanda, o órgão poderá reorganizar fluxos internos para que a população que deseja atendimento no canal do WhatsApp seja prontamente atendida.
Até o próximo dia 30 de dezembro (dia 31 é ponta facultativo e não abre), o Procon atende das 08h às 13h30, de segunda a sexta-feira. No dia 02 de janeiro o funcionamento será das 12h às 17h e a partir do 03 o atendimento será das 08h às 17h.
Fotos: Mauro Abreu e Divulgação / PMM