Regional

Produtos vegetarianos e sustentáveis para pets ganham fatia cada vez maior do mercado

A busca por alimentos alternativos à base de plantas tem crescido num ritmo acelerado. Segundo uma das maiores empresas de pesquisa, a Global Data, 70% da população mundial está reduzindo ou mesmo eliminando a carne do cardápio.

A mudança no hábito está associada a uma maior preocupação das pessoas com dietas mais saudáveis, ao cuidado humanizado com os animais e à busca por um consumo sustentável. Prova disso é o aumento de 600% de veganos nos Estados Unidos, em apenas 3 anos, ainda de acordo com o mesmo estudo.

Mas se os costumes estão mudando na mesa das pessoas, isso também reflete na alimentação dos pets. Os donos evitam colocar no pote dos animais alimentos que não estão no prato deles. Um estudo da Universidade de Guelph’s Ontario Veterinary College, no Canadá, feito com 3.600 donos de gatos e cachorros, revelou que cerca de um terço deles tem interesse em mudar a alimentação convencional dos pets para a vegana.

Empresas que enxergaram essa virada no consumo mundial, hoje, colhem os frutos. É o caso da BF Foods, no Rio Grande do Sul. A companhia gaúcha investiu em petiscos vegetarianos para cães em três versões: frutas, vegetais e care energy (de açaí). Hoje, eles representam 30% das vendas da empresa. “Quem segue esse tipo de dieta, segue por uma filosofia de vida. Então quer dar ao seu pet a mesma opção de alimento”, avalia Claudio Maia, gestor comercial e de marketing da BF Foods.

Os petiscos são produzidos com farinhas naturais e proteína de soja. “Conseguimos manter o valor nutricional, mas com 0% de carne”, explica. Além disso, a linha vegetariana é livre de corantes, ideal para cães com alergia ou restrições alimentares. A empresa ainda vai lançar este mês, na maior feira do setor, a Pet South America, um osso 100% vegetal.

Os lançamentos de linhas voltadas para esse público no evento mostram a força do setor voltado para o consumo consciente. Do outro lado desta corrente estão os produtos ecologicamente corretos.

Angela Barrichello é farmacêutica industrial de profissão e dona do Onofre (SRD), do Toni (yorkshire), do Chef (dálmata) e da Jujuba (dálmata). Além de sócia, é ela quem desenvolve a linha de higiene e bem-estar da Empório Pet, que desde 2005 atua no mercado de embelezamento para animais. São shampoos, condicionadores, máscaras e fragrâncias com produtos 100% naturais. “As pessoas buscam esse estilo de vida mais saudável, estão substituindo produtos químicos por ingredientes naturais, não só na comida, mas em tudo o que consomem. E com os produtos de higiene dos pets, não é diferente”, explica a empreendedora.

A inspiração veio da flora brasileira: castanha do pará, capaíba, andiroboa, papaia, pitanga e cacau são alguns ativos usados na criação dos produtos da Empório Pet. “Tudo é desenvolvido na concentração ideal para garantir a saúde da pelagem dos cães e gatos”, explica Angela.

A empresa, que se diz pioneira no setor de cosméticos sustentáveis e ecologicamente corretos para pets, viu o boom deste mercado. Segundo Angela, nos últimos 5 anos, a procura por produtos ecológicos para animais tem aumentando. Em 2014 e 2015, a empresa dobrou o faturamento e desde então vem mantendo um crescimento constante na casa dos 10% ao ano, isso apesar da crise econômica no país. “Com o aumento da demanda, agora trabalhamos para que esses produtos ecológicos para pet se tornem cada vez mais acessíveis”, conta a farmacêutica. Afinal, ao que parece, esse é um movimento sem volta.

 

Serviço: 

Data: 21 a 23 de agosto de 2018

Horário: PETSA 13h às 21h / PET VET 10h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo, SP

 

Sobre a PET South America

A PET South America é a mais importante feira de negócios da América Latina dos setores pet e veterinário. O evento possui um pavilhão exclusivo para médicos-veterinários e zootecnistas, chamado PET VET. Lá, se encontram todas as tecnologias e soluções voltadas para clínicas, hospitais e laboratórios de medicina veterinária. Além disso, também ocorre o Congresso Internacional PET South America, que traz palestras de conteúdos técnicos, tendências internacionais, novas especialidades, últimas demandas de mercado e orientações de gestão e marketing. Já o outro pavilhão é dedicado aos groomers, distribuidores, grandes varejistas e profissionais de pet shops, que podem encontrar os lançamentos voltados à nutrição de varejo, higiene e beleza, aquarismo, acessórios e serviços.

 

 

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend