Assis, Regional

Professor da Fema conclui pós-doutorado em Portugal

O advogado Jesualdo Almeida Junior, professor do curso de Direito da Fema, concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com o resultado, ele se torna um dos únicos profissionais de Assis e região a conquistar esse título na área do Direito.
Desenvolvida ao longo de 2016, a pesquisa tratou os limites éticos e jurídicos relacionados à manipulação genética. “O tema envolve Direito, Medicina e Ciências, que chamamos de Bioética e Biodireito. Até onde a ciência pode ir na manipulação genética, eugenia, sexagem, e se isso deve ou não ser política de Estado”.
Esse trabalho é uma ramificação do doutorado. “Falei, no doutorado, sobre questões que envolvem esterilidade, fertilidade, de como evitar doenças. E, se doenças são, o Estado é obrigado a prestar a devida compensação”, explica Jesualdo Almeida Junior. No Pós-doutorado, a pesquisa amplia essa discussão.
“O projeto de vida de cada um, as necessidades de cada um, nem sempre encontram amparo governamental em relação ao custo x benefício. E, a partir disso, apresento uma reflexão em torno dos limites orçamentários do Estado voltados à área da saúde”.
A tese foi realizada na faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. Berço de grandes pensadores, a universidade completou 727 anos em 1º de março. Salas antigas preservadas, algumas sem energia elétrica, e espaços modernos se misturam no local. Estudantes usam capas escuras, uma espécie de batina. O cenário, inclusive, inspirou a escritora J.J. Rowling na criação de Hogwarts, a escola de magia dos filmes ‘Harry Potter’.
“Fiquei maravilhado com a faculdade quando participei de um curso como ouvinte”, lembra o docente. “Conheci gente de diversas partes do mundo. Alemães, holandeses, franceses. Tive aulas com deputados do parlamento europeu durante o pós-doutorado”.
Jesualdo Almeida Junior acumula uma extensa vida acadêmica com três pós-graduações, o doutorado e o mestrado. “A academia é apaixonante. Saio das aulas com a sensação de que nada sei. É um banho de cultura de um modo geral. Isso é enriquecedor para a formação pessoal”.
Além de integrar o corpo docente da Fundação Educacional do Município de Assis, o advogado leciona na Toledo Prudente Centro Universitário e compõe o conselho editorial da Juruá, editora onde estão publicados seus livros.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Matéria anteriorPróxima matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to friend