Desde o mês de fevereiro, alunos de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, do 3° ano, ou a 5ª etapa estão realizando estágio na Unidade Básica de Saúde Central do município, graças à parceria realizada pela Secretaria de Saúde do município de Cândido Mota e a Fema.
O estágio faz parte do ‘Projeto Interação Ensino, Serviços, Comunidade’ (Iesc) e conta com três fases: saúde da criança, saúde da mulher e saúde do adulto, com duração de sete semanas cada.
Em Cândido Mota os alunos estão realizando o estágio direcionado à saúde da criança e é monitorado pelos professores médicos doutores Pedro José Pitoli e Fabiana Vieira Duarte.
Com o termino do período destas primeiras turmas onde foram atendidas 44 crianças, no dia 27 e 28 de março novos alunos iniciaram estagio.
“Após esse período de quase 2 meses com os alunos da Medicina da Fema, pude perceber a importância dessa atividade, pois os alunos estão melhorado a cada dia e principalmente por participarem diretamente na prática do atendimento à população demonstrado através do vínculo com os pacientes e familiares e também pela satisfação da população com o nosso serviço”, explicou o pediatra e professor Pedro José Pitoli.
A médica pediatra Fabiana Vieira Duarte também destacou a importância da parceria onde o aluno tem uma formação ainda melhor e com contato direto com a população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os pacientes da UBS recebem um atendimento supervisionado pelo professor”, opinou.
A secretária de Saúde Amanda Mailio Santana destacou a importância da parceria. “Enquanto gestora essa parceria superou minha expectativa, pois diante dessa experiência nova para todos aqui tanto funcionários quanto a população foi notória a satisfação do atendimento para as crianças com as mamães, uma mistura de aprendizado e atendimento humanizado. A resposta foi muito positiva vinda dos pais das crianças atendidas dentro deste projeto” falou Amanda Mailio.
O prefeito Roberto Bueno salientou a importância de ações como esta. “Para os alunos e a instituição Fema, a oportunidade de realizar o exercício de aprendizagem dentro da unidade de saúde e para as nossas crianças, uma atenção ainda maior. Com certeza todos ganham com a presença dos alunos e dos doutores Pedro e Fabiana”, enalteceu.