Desde que assumiram a Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista em janeiro de 2017 o prefeito Sergio Fornasier (DEM) e o vice-prefeito Toninho Vallone (PSDB) tiveram uma atenção especial ao Centro Cultural, espaço onde Cultura e Educação caminham juntas através das atividades realizadas e dos serviços prestados à comunidade.
O local abriga, por exemplo, a Biblioteca Municipal “Isabel das Chagas Trezi” que conta com um rico acervo de livros e publicações, além do posto do AcessaSP, utilizado para a realização de pesquisas e trabalhos escolares.
Nele também está o Museu dos Pioneiros, criado para preservar a memória dos imigrantes italianos, contando com acervo composto por objetos e fotografias que remetem à época da colonização do município. No Arquivo Histórico encontram-se documentos e fotografias da extinta CBCII (Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana).
A Prefeitura de Pedrinhas já iniciou os trabalhos para a retomada da digitalização de todo esse acervo documental, que conta com itens não só sobre a colonização de Pedrinhas Paulista, mas de todas as localidades que tiveram a participação da CBCII (em Goiás, Bahia, Santa Catarina, etc).
A digitalização faz parte do trabalho da Administração Municipal no intuito de resgatar e manter vivas a história e cultura de Pedrinhas Paulista. Quando o material estiver digitalizado, será colocado on line para pesquisas em todo o mundo.
O Centro Cultural conta com todo o equipamento para essa operação, equipamento este obtido por meio de parceria com Instituto Brasiliano e USP. Para agilizar esse trabalho e também melhorar o atendimento ao público e visitantes, neste ano o Centro Cultural aumentou sua equipe de trabalho.
Também conta com um amplo espaço para exposições, exibição de vídeos, palestras e reuniões. Ele tem sido o local escolhido para as aulas do curso “Italiano como Herança”, que conta com apoio da Prefeitura de e tem como objetivo resgatar e manter a Língua Italiana na comunidade. As aulas são ministradas pela professora Rosângela Laurindo Fornasier.
Também ocorre no espaço as aulas de violão com o professor Renato Tardioli que, de maneira voluntária, ministra a jovens de Pedrinhas Paulista aulas teóricas e práticas do instrumento, tendo grande aceitação entre todos os participantes. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
As oficinas bimestrais do Pontos MIS também são realizadas no local. Neste ano já ocorreu a oficina “Fotografia: Captura Digital, Edição e Pós-Produção”, com Marcelo Andrade e, em breve, deve ser divulgada a próxima que ocorre em Pedrinhas Paulista.
O lado externo do Centro Cultural conta, ainda, com o mural de azulejos “A História do Livro”, que homenageia Marzia Terenzi Vicentini (1943-2009), ex-professora de língua e literatura italianas e que era apaixonada por livros e se dedicou a várias atividades sociais no período em que viveu em Pedrinhas Paulista, como a organização da Biblioteca Municipal e a reestruturação do Jardim da Infância.
Há participação direta nas atrações que ocorrem mensalmente em Pedrinhas Paulista por meio do Circuito Cultural Paulista. Em março o município recebeu a atração circense “Chafurda”. Em abril foi a vez do espetáculo de dança “Breve Compêndio para pequenas felicidades e satisfações diminutas”. Neste domingo, 21 de maio, é a vez do músico Cláudio Goldman se apresentar em Pedrinhas Paulista. Para junho, o dia 4 a cidade recebe o espetáculo de mágica e stand up “Incrivelmente Mágico”, com Felipe Gouvea.
Buscando a reestruturação do Centro Cultural e do acervo histórico de Pedrinhas Paulista o prefeito Sergio esteve reunido no início deste mês de maio com o professor Paulo Martinez, do Departamento de História da Unesp (campus de Assis). A Prefeitura vai firmar convênio com a Universidade para o desenvolvimento de um projeto de Políticas Públicas de Cultura, envolvendo escolas, comunidade e poder público no fomento, valorização e socialização do patrimônio cultural/natural da cidade.
No segundo semestre também recomeçam as visitas escolares, quando alunos de todo o Vale do Paranapanema vem até o Centro Cultural para conhecer um pouco mais sobre a história, cultura, costumes e tradições de Pedrinhas Paulista.
Para mais informações sobre as atividades e atrações do Centro Cultural basta visita a página do espaço no Facebook (facebook.com/centroculturaldepedrinhaspaulista), se dirigir até a Rua da Ciência nº 246 ou ligar para (18) 3375-1063.