No último dia 23, o Setor de Projetos Sociais da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), em parceria com a USF (Unidade de Saúde da Família) São Bento/CDHU, realizou a I Ação em Saúde no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Rosa dos Santos Modelli, também conhecido como CRAS Zona Sul, tendo início às 8h e término às 16h.
iniciativa foi voltada aos moradores do Residencial São Bento I, II e III e aos residentes da macroárea abrangida pelo Cras e pela USF inclusive os provenientes do Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira (CDHU).
Na oportunidade foram realizados testes rápidos para detecção de anticorpos anti-HIV pela equipe IST/Aids da Secretaria de Saúde e estudantes da Famema; aferição de pressão arterial e teste de glicemia pelos estagiários do curso de Auxiliar de Enfermagem da Etec Paula Souza; corte de cabelo por profissionais do Instituto Embeleze; orientações sobre DSTs e sobre a saúde da mulher.
Durante o dia todo houve distribuição de pipoca e algodão doce para todos os participantes, piscina de bolinhas e cama elástica para as crianças.
Também houve apresentação de fantoches sobre higiene bucal para as crianças complementada por orientação quanto à escovação correta pela dentista Liliana H. K. Ferreira da USF São Bento/CDHU.
No período da tarde, além de todas as atividades acima, também houve aula de alongamento com o orientador físico do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde Familiar), Wagner H. Alves.
Segundo a responsável técnica junto à CEF (Caixa Econômica Federal) e integrante da equipe técnica de Projetos Sociais da Sads, Mônica de Vasconcelos, a Portaria 21/2014 determina que “empreendimentos contemplados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, Faixa I, tenham o desenvolvimento de Trabalho Social visando promover o exercício da participação e a inserção social das famílias contempladas, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados.”
Para a RT, oportunizar eventos como a I Ação em Saúde propicia ao Cras e a USF um contato mais próximo com a população e a criação de vínculo com os usuários dos equipamentos possibilitando a identificação da demanda e atendimento de melhor qualidade, além contribuir para a formalização de parcerias.
Para Bruno J. Rossin, integrante da equipe técnica de Projetos Sociais e um dos idealizadores do evento, “o I Ação em Saúde foi muito além de nossas expectativas, tanto no quesito participação da população, quanto na dedicação e organização dos parceiros. Enfim, acredito que nosso objetivo de levar informação de qualidade aos beneficiários foi plenamente atingido.”
“A Ação foi um sucesso, a população foi beneficiada com um dia voltado ao lazer, à saúde e à informação. Reunimos parceiros e nossas expectativas foram superadas em relação à participação dos usuários,” relatou Alessandra C. Pessini de Melo, Enfermeira da USF São Bento/CDHU.
Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos no evento durante todo dia e há estudos para a realização de novas ações.