Nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18, a FEMA em parceria com a Secretaria da Saúde estará promovendo um amplo debate no II Pré Fórum de Educação Médica com o tema “Curricularização da Extensão Universitária”.
O objetivo é criar uma condição primordial para manter vivo o Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina, pois reconhece a importância do espaço de diálogo entre todos os sujeitos que constroem este currículo na prática.
Aproximar o curso de medicina ainda mais da sociedade e promover amplos debates respaldado pela Saúde de Assis, e em cima de uma resolução de 2018 que estabelece diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, é fundamental para os próximos passos de tudo que será discutido nesse fórum.
interagir com a comunidade deve ser compromisso fundamental da instituição de ensino para uma formação de qualidade, é indispensável aproximar o conhecimento da realidade social.
“Precisamos pensar o cuidado em saúde de forma integral, articulando ensino, pesquisa e assistência à saúde. Também buscar o fortalecimento de práticas multiprofissionais voltados para o cuidado de nossa população. Reafirmo aqui a importância de buscarmos cada dia mais o fortalecimento da parceria entre a FEMA, por meio dos cursos da área da saúde, e a gestão municipal. Tenho certeza de que juntos podemos demonstrar o quanto a instituição de ensino e a comunidade são indissociáveis e complementares. Com a participação e apoio dos professores e alunos acredito que essa relação possa ser um exemplo da excelência do conhecimento que nasce a partir dessa troca”, acrescenta a Secretaria da Saúde, Cristiani Silvério.