A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento da Saúde Bucal e de seu coordenador Marcelo Gomes, informa que aderiu à Campanha Nacional de Prevenção em Câncer Bucal.
Os usuários acima de 40 anos, da Rede Municipal de Saúde, têm até o dia 1º de junho para procurar uma unidade de Saúde que abrigue consultório dentário para fazer o diagnóstico, tratamento ou ser encaminhado a outro centro, caso seja necessário.
O Câncer Bucal vem aumentando na população brasileira principalmente no sexo masculino, e sabe-se que se diagnosticado no início sua cura se aproxima de 100%. A prevenção é feita através do diagnóstico precoce, então é recomendável o autoexame com frequência, que deve ser feito em local iluminado em frente ao espelho, onde são observados sinais como mudança na cor da pele e mucosa, endurecimentos, caroços (principalmente no pescoço e queixo), inchaços, áreas dormentes feridas que não cicatrizam mesmo sendo indolor.
As causas mais comuns para o início da doença são o consumo de álcool, tabagismo, má higiene oral, próteses mal adaptadas, quebradas ou machucando, exposição da mucosa do lábio em excesso sem protetor solar.
A prevenção é, portanto, essencial, e devem ser evitados hábitos nocivos e ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Se notar alguma anormalidade o paciente deve procure imediatamente um dentista.
A população pode se dirigir as seguintes unidades de Saúde: UBS Vila Operária, UBS Maria Isabel, UBS Fiúza, UBS Jardim Paraná, UBS Ribeiro, UBS Bonfim, ESF Parque Universitário, ESF Vila Claudia, ESF Progresso, ESF Eldorado, ESF Vitória, ESF Bela Vista e ESF Cohab IV.