A Prefeitura de Assis realiza através da Secretaria Municipal da Saúde a 1ª Gincana Assis sem Aedes aegypti, que teve início na segunda-feira, 10, com alunos dos 5º e 6º anos das escolas Municipais e Estaduais da cidade.
Em Assis, a ação acontece em parceria com as secretarias Municipais da Educação e Cultura, e Diretoria de Ensino.
No total são 30 escolas participantes da Gincana, que têm como objetivo despertar a conscientização dos alunos, através de ações lúdicas e educativas, no combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.
A ação é organizada e realizada pelo Departamento de Controle de Endemias, que deu início na 1ª fase da Gincana com a mobilização dos alunos dos respectivos anos na recolha de materiais inservíveis que podem acumular água.
De acordo com a equipe organizadora da Gincana, nesta primeira etapa, os alunos do Grupo A já trouxeram grande quantidade de recipientes que podem acumular água e colaborar com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Na próxima semana, se inicia a recolha dos materiais inservíveis com os alunos do Grupo B. Nesta etapa, as salas que conseguirem o maior número de recipientes serão as vencedoras para a 2ª fase, que propõe a criação de vídeo informando os cuidados contra o mosquito.
Os vídeos serão postados no Portal da Prefeitura, e os 12 mais acessados passarão para a 3ª e última fase que prevê a montagem de uma maquete simbolizando o certo e o errado na prevenção contra o mosquito Aedes, além da criação do mascote da sala participante.
O encerramento da 1ª Gincana Assis sem Aedes aegypti está previsto para o dia 9 de novembro, com o resultado final da competição.
A sala vencedora receberá como prêmio confraternização entre os alunos, além de sorteios e outros prêmios individuais.