A partir do de segunda-feira, 19, o Teatro Municipal Waldir Silveira Mello recebe a 1ª Mostra de Teatro Marília, que terá a apresentação de cinco peças gratuitas, abrangendo público infantil e adulto.
“Decidimos realizar essa mostra por conta do sucesso que tivemos no final do ano com a apresentação do projeto Teatro da Cidade e também para ofertar para mais pessoas a oportunidade de assistir belíssimos espetáculos de qualidade, produzidos em nossa cidade e com o nosso apoio”, explicou o secretário municipal da Cultura, André Gomes.
A proposta apresenta cinco peças gratuitas e conta com interpretações da turma adulta do Projeto Teatro da Cidade, do Grupo Elam de Teatro, Projeto Downs entre Amigos e a Cia Cacarecos de Marília.
Todas as apresentações são gratuitas e a entrada no teatro será por ordem de chegada. No dia 19, apresentação do grupo Down entre amigos com a peça “Era uma vez, o amor”.
Nos dias 22 e 23, o grupo Elam traz respectivamente as peças Burundanga e Sincretismo. No sábado (24), a apresentação da turma adulta do projeto Teatro da Cidade, “Ensaio sobre a Verdade” e, encerrando a programação, um espetáculo com histórias infantis com a Cia. Cacarecos, apresentando “Histórias da Vovó”.
Para saber mais informações sobre a agenda cultural, basta curtir a página da Secretaria Municipal da Cultura de Marília no facebook ou acompanhar as notícias pelo culturamarilia.blogspot.com.br . O telefone de contato é 14-3402-6600.
PROGRAMAÇÃO
MOSTRA DE TEATRO MARÍLIA
ENTRADA GRATUITA: por ordem de chegada
19/2: ERA UMA VEZ, O AMOR
Hora: 19h30
Turma: DOWS ENTRE AMIGOS
Direção: Calu Monteiro
22/2: O BURUNDANGA
Hora: 19h30
ELAM
Direção: Márcio Martins
23/2: SINCRETISMO
Hora: 19h30
ELAM
Direção: Márcio Martins
24/2: ENSAIO SOBRE A VERDADE
Hora: 20h
Turma Adulta do Teatro da Cidade
Direção: Calu Monteiro
Classificação: 16 anos
25/2: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA VOVÓ
Cia Cacarecos
Hora: 15h30
Classificação: livre (infantil)
SINOPSES
ERA UMA VEZ O AMOR
Projeto teatral que é resultado de atividades teatrais da Associação Down entre Amigos e do diretor e ator Calu Monteiro. O projeto apresenta uma montagem com um grupo de atores com síndrome de down, estruturado pela força da união e a necessidade de amar. O espetáculo conduz o público a uma viagem de contos de fadas mais famosos e até alguns esquecidos. Entre risos e suspiros, os espectadores são convidados a reencontrar reis e rainhas, príncipes e princesas, fadas e bruxas, lobos e o amor numa viagem entre a inocência da criança e da importância da arte. Direção Calu Monteiro. Elenco: Mariana Reis, Mariana Takano, Bruna Ferreira, Bruna Castro, Franciele Justino, Zeca Segantin, Rafael Takeo, Tiago Biudes, Gustavo Mazini, Juliana Akodjaoglanian, Renata Banuart, Lolô e Victória Nascimento.
BURUNDANGA
A peça “Burundanga”, de Luís Alberto de Abreu, gira em torno da tradição reacionária da parte política brasileira, com todos os vícios da prática da coisa pública do país: corrupção, machismo, adesismo e oportunismo. “Burundanga” narra as aventuras e golpes de dois malandros: João Teité e Matias Cão (cujos traços de comicidade e astúcia lembram a fisionomia de certos heróis populares como Pedro Malasarte) recém-chegados a uma cidadezinha do interior que está isolada do resto do país por uma tempestade. Travestidos de militares e confundidos com líderes revolucionários, são recebidos na mansão de uma poderosa família, se aproveitam das situações, fazendo crer a todos que está acontecendo uma revolução no país. O espetáculo dirigido por Márcio Martins tem no elenco Beto Lemos, Clarisse Zan, Letícia Rodrigues, Mariana Pavanello, Moisés Marques, Rogério Moreno, Suellen da Cruz e Vinicius Alexandre.
SINCRETISMO
Retrata uma mistura de linguagens artísticas, abordando simbolismos de um Brasil cheio de crenças, costumes e culturas que se envolvem e formam uma identidade única e universal. Orixás, divindades dos povos indígenas e santos da Igreja católica se juntam na essência mais pura dos sentidos humanos, a fé. O resultado é uma mistura de dança, canto, interpretação, poesia e artes visuais numa produção teatral que gera questionamentos quanto a origem de credos e a miscigenação das raças. O elenco composto pelos atores Beto Lemos, Bruno Menezes, Clarisse Zan, Giovanna Lima, Giovanny Santana, Juliana Zafra, Letícia Rodrigues, Lilian Waib, Lucas Nardi, Mariana Pavanello, Rafael Barboza, Rafael Martins, Rogério Moreno, Victória Rodrigues e Vinicius Alexandre conta com a participação especial do ator Calu Monteiro e da turma da Melhor Idade do Projeto Teatro da Cidade. Com iluminação de César Venâncio e direção de Márcio Martins, a peça tem classificação livre e duração de 50 minutos.
ENSAIO SOBRE A VERDADE (classificação 16 anos)
Os atores se dividem em diversos personagens do Le Grand Bordel, onde a diversão e o prazer mascaram a dor e a maldade das relações humanas e sociais. “A sedução oferece um gole de reflexão e convida o espectador a uma dança repleta de situações cômicas e dramáticas”, destaca Calu. Um espetáculo teatral criado pela coragem dos alunos da turma adulta do projeto Teatro da Cidade. Essa é a definição que o grupo deu à peça que acontecerá nesta quarta-feira (8), no Teatro Municipal de Marília. A entrada é gratuita e tem início às 20h. O projeto é uma realização da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, apresenta temas recorrentes da sociedade atual, misturando risos e lágrimas na mesma apresentação. Sob a direção do ator Calu Monteiro, o elenco é composto pelos alunos Cacá Luis, Eduardo Pavloski, Eduardo Ângelo, Yuri Leite, Nando Vieira, Igor Medeiros, Gian Gonzales, Beto Lemos, Simão Otacílio, Helena Venturini, Cássia Silva, Carla Rodrigues, Marileide da Silva, Natália Horvath, Alexandre Cerqueira César, Vivian Haidar e Cátia Cristina de Oliveira.
HISTÓRIAS DE VOVÓS (infantil)
Espetáculo infantil que apresenta Carol e Calu, dois amigos que se encontram no palco para contar e apresentar músicas e histórias do universo infantil, narrando situações hilárias vividas por vovôs e vovós. De forma lúdica e dinâmica, abordam temas como o cuidado, o carinho, a saudade e a memória. Teatro, música e brincadeiras são uma receita perfeita para uma tarde de domingo.