A Seja Digital divulgou o calendário das ações porta-a-porta realizadas pela entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, em Assis. A ação tem como objetivo levar mobilizadores uniformizados aos bairros prioritários, batendo de porta em porta nas casas e pontos comerciais, para verificar quem tem direito ao kit gratuito, realizar o agendamento para a retirada dos equipamentos e tirar dúvidas sobre o sinal digital de TV. A atividade conta ainda com a instalação solidária, realizada por antenistas treinados pela Seja Digital para a população que está encontrando dificuldades para instalar a antena digital e o conversor.
O serviço está disponível nos bairros Jardim Paraná, Vila Progresso, Colina até o dia 29 embora a programação possa ser modificada, de acordo com a demanda. No dia 28 de novembro, o sinal analógico de TV será desligado em 395 cidades do interior de São Paulo. Após essa data, só será possível assistir à programação aberta pelo sinal digital equem não estiver preparado ficará sem ver TV. Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 devem instalar um conversor e uma antena UHF. Quem possui televisores fabricados a partir de 2010 precisará apenas de uma antena digital.
Sobre a distribuição dos kits gratuitos
Para verificar se tem direito a um dos cerca de 875 mil kits gratuitos, distribuídos pela Seja Digital, e fazer o agendamento, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o site sejadigital.com.br/kit.
Sua TV está preparada para receber o sinal digital?
Antena digital e conversor permitem que televisores antigos continuem funcionando normalmente após o desligamento do sinal analógico de TV
No dia 28 de novembro, o sinal analógico de televisão será desligado na região de Assis. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela gestão do processo de migração do sinal, orienta a população para dois equipamentos que podem transformar as antigas TVs de tubo em TVs aptas a receber o sinal digital, continuando a funcionar normalmente após o desligamento do sinal analógico.
Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 devem instalar uma antena e um conversor, que podem ser adquiridos em lojas de eletrônicos.
Seguindo algumas recomendações simples, o sinal digital será recebido em sua casa com o máximo de qualidade. Saiba se sua residência já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:
- Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser própria para isso e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Em caso de dúvidas, é recomendável contatar um antenista para fazer a instalação corretamente.
- Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
- Conversor – São eles que transformam o sinal digital em analógico para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço. Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação. Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.
Seja Digital está distribuindo kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto
As famílias que têm direito aos equipamentos nas 14 cidades da região, onde o sinal analógico será desligado em 28 de novembro, podem agendar a retirada de seu kit gratuito, contendo antena digital e conversor com controle remoto, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pelo site da Seja Digital. Para saber se tem direito, a população deve acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit, clicar em “Programa de Distribuição de Kits” no menu superior e fazer a pesquisa utilizando o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar.