A Prefeitura de Tarumã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na quarta-feira, dia 5, a um processo de capacitação para todos os Agentes Comunitários de Saúde, que totalizam 27 profissionais, que atuam nos PSFs Dourados, Lagos, Pássaros e Centro. Além das Agentes, participam também as enfermeiras responsáveis pelos PSFs.
Cada profissional que integra a equipe de Saúde da Família tem uma função importante para atingir o grande objetivo de promover a saúde da população do seu território de abrangência.
O Agente Comunitário de Saúde atua diretamente com as famílias, conhece de perto sua realidade, inclusive a residência de cada uma. Desta forma, detém um papel relevante no diagnóstico do território e no processo de interlocução dos Serviços de Saúde com as famílias.
Assim, a capacitação visa aprimorar o conhecimento das profissionais e assegurar atuações que sejam efetivas no processo de promoção de saúde. Serão 4 encontros de estudo, nos dias 05, 12, 19 e 26 de abril.
A facilitadora deste processo é Isabel Nucci, funcionária da Secretaria Estadual de Saúde, vinculada ao Departamento Regional de Saúde de Marília. Isabel é Assistente Social, Mestre em Psicologia e Sociedade e Especialista em Saúde Coletiva.
O prefeito municipal Oscar Gozzi, fazendo a abertura do processo de capacitação, enfatizou a importância do cuidado dedicado por cada profissional para os cidadãos em todas as fases e momentos de suas vidas. Quanto maior a qualidade do cuidado, maiores serão as possibilidades de ampliar a longevidade dos tarumaenses.
Longevidade é um dos indicadores que compõem o IDH – Indice de Desenvolvimento Humano e Tarumã estabeleceu como meta estar em 2027 entre os 10 melhores IDHs do Brasil.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)