Diversas categorias de trabalhadores de Assis e região vão se concentrar a partir das 8h30, em frente à praça da catedral neste sábado, dia 1º, e a partir das 9h percorrerão a avenida Rui Barbosa, para protestar contra Reforma da Previdência. A população está convidada a participar.
Fazem parte do movimento as entidades contrárias a Reforma da Previdência: Sincomerciários, Sindicato dos Bancários, Apeoesp, Adunesp, Sindicato dos Servidores Municipais de Assis, Sintunesp, Sindicato dos trabalhadores Rurais de Assis, OAB de Assis, Servidores do Judiciário de Assis e Região, Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Assis, Sindicato dos Investigadores de Polícia de Assis, Sindicato Rural de Cândido Mota e Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Cândido Mota.
Os líderes estão convidando a população para participar do protesto contra a proposta do atual governo, que deve acarretar prejuízos aos trabalhadores. Eles devem distribuir panfletos com os dez motivos para a luta contra tais medidas, dentre eles: idade mínima de aposentadoria passará para 65 anos para homens e mulheres; o prazo mínimo de contribuição será elevado de 15 para 25 anos; o tempo de contribuição para aposentadoria integral que corresponde a 100% do benefício de direito de cada trabalhador será de 49 anos; a proposta desconsidera a realidade das trabalhadoras que geralmente assumem as tarefas de casa ainda na adolescência e acumulam duplas e triplas jornadas de trabalho e ainda beneficia os planos privados de previdência aumentando ainda mais os altos lucros dos bancos.
No caso da agricultura familiar, acaba a condição de aposentadoria aos 60 anos para homens e 55 para mulheres, não podendo mais contribuir sobre o talão de produtor, mas individualmente ao INSS e somente poderão se aposentar com 65 anos.
“Convidamos a comunidade assisense para participar deste protesto, que tem como objetivo chamar a atenção dos políticos para que votem contra essa reforma totalmente prejudicial ao trabalhador que terá que trabalhar até morrer, sem se aposentar!”, ressaltam os integrantes do grupo.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)