Com o envolvimento de toda a equipe, formada por profissionais de áreas diversas, a USF (Unidade Estratégia da Família) de Padre Nóbrega promoveu uma ação especial, para atender principalmente as mulheres. No último dia 26, o horário de atendimento foi estendido até às 19h para realização de exames Papanicolau e testes rápidos para HIV.
As duas horas adicionais foram divulgadas na comunidade e permitiram que muitas mulheres, trabalhadoras com dupla jornada, que conciliam os cuidados da casa com o trabalho, buscassem o importante atendimento de prevenção.
Durante o dia estendido, foram realizados 35 exames papanicolau e nove testes rápidos. Novas ações, visando dar mais conveniência à população, poderão ser programadas em diferentes regiões e divulgadas à população da área. De segunda a sexta-feira, o atendimento é oferecido das 07h às 17h. Atualmente Marília conta com 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família).
A iniciativa, com apoio da Divisão de Atenção Básica, surgiu da sensibilidade dos próprios funcionários, que atuam numa região de população crescente, mas que é formada por muitos trabalhadores que passam todo o dia distante de Padre Nóbrega e dos novos bairros.
A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, elogiou a equipe pelo resultado da ação e afirmou que as estratégias para atender mais e melhor a população passaram a ser valorizadas. “O olhar sensível do trabalhador da saúde, gerando a proatividade, nos permite ir muito além”, disse.