Marília bateu a meta de 90% estipulada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde, ao imunizar quase 49 mil moradores dos grupos prioritários para a vacina contra a Influenza, ou seja, 90,29% do público-alvo estimado. Além destes, foram vacinados mais 21 mil pessoas com doenças crônicas, da faixa etária de 50 a 59 anos ou das classes profissionais que foram adicionadas durante a campanha.
Em Marília, a imunização segue até o esgotamento dos estoques. A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, considerou a campanha “uma demostração de organização da rede e compromisso dos servidores”. Ela antecipa que o próximo desafio será a multivacinação, prevista para setembro.
Em relação a gripe, na cidade foram aplicadas 70.134 doses, sendo 48.904 para os prioritários inicialmente definidos e 21.330 para os demais. A vacina contra a gripe protege contra o vírus da Influenza B e Influenza A (subtipos H1N1 e N3N2).
É importante que as crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos (que tenham tomado apenas uma dose) sejam levadas de volta à unidade de saúde para o reforço. A dose poderá ser aplicada em todas as 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades da Saúde da Família).
Fotos: Júlio César de Carlis